Voz e Letra do cidadão: O que é "A voz e a letra do cidadão"?

terça-feira, 28 de setembro de 2010

O que é "A voz e a letra do cidadão"?

O tema A voz e a letra do cidadão foi uma exposição realizada pelo Museu da República "Constituição de 1988: a voz e a letra do cidadão" inaugurada em 15 de Novembro de 2008 e encerrada em 5 de Outubro de 2009.
Foi uma espécie de comemoração aos 20 anos do processo da Constituinte em que os espectadores da exposição expressavam-se sobre a Constituição Brasileira de hoje.
Posteriormente tudo que foi registrado pelos visitantes foi analisado e arquivado pelos funcionários do museu e hoje fazem partem do livro "A voz e a letra do cidadão" que será entregue aos nossos futuros governantes. Nada mais é que uma forma de levar um pouco da opinião do povo para eles na esperança que façam algo para melhorar a situação do povo brasileiro.



Seguindo a ideia do museu de gravar depoimentos de pessoas,segue abaixo depoimento de pessoas de diversas áreas:

A seguir, Magaly Cabral, diretora do Museu da República, conta sua experiência vivida no período da Ditadura, e depois no processo de mudança para Democracia, fala brevemente sobre sua participação e de seus filhos no movimento Diretas Já e o que viveu no contexto do processo de Redemocratização Brasileira. Ela fala um pouco também sobre a Constituição Brasileira de 88 e comenta sobre esse projeto do Museu intitulado "A voz e a letra do cidadão" que tem como objetivo expor a opinião e sugestão do cidadão brasileiro e trazer uma reflexão sobre a importância de se agregar a voz do cidadão comum ao debate político, afinal, o Brasil é constituído por cidadãos comuns.


A seguir o professor de Geografia Jeferson Bruce expõe sua opinião em relação ao que ele chama de "falsa democracia" e comenta os motivos que o levam a pensar dessa forma, e conta também um pouco das experiências que seus avós vivenciaram no período da Ditadura.


Nos posts abaixo seguem alguns trechos do livro separados por temas como:educação,segurança,reforma política,cidade,justiça,desigualdade social,grupos sociais,meio ambiente, saúde e trabalho.

Seja bem-vindo(a) e se quiser também pode esboçar a sua opinião através dos comentários.

“Uma coisa é pôr ideias arranjadas, outra é lidar com o país de pessoas, de carne e sangue, de mil-e-tantas misérias... todos nascendo, crescendo, se casando, querendo colocação de emprego, comida, saúde, riqueza, ser importante, querendo chuva e negócios bons...” [1]

“Uma sociedade justa não é uma sociedade que adotou leis justas para sempre. Uma sociedade justa é uma sociedade onde a questão da justiça permanece constantemente aberta.” [4]

Nenhum comentário:

Postar um comentário